2012
"O HOMEM É AQUILO QUE A EDUCAÇÃO FEZ DELE." "KANT"

domingo, 24 de junho de 2012

Projeto de leitura



INCENTIVO A LEITURA


OBSERVE ESSAS EXPRESSÕES :


"atenção, emoção e descoberta, tudo ao abrir uma simples revista"

*
*
*

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. 
A criança que desde muito cedo entra em contato com a obra literária escrita para ela terá uma compreensão maior de si e do outro. Terá a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo e ampliar os horizontes da cultura e do conhecimento, percebendo o mundo e a realidade que a cerca. 

A leitura faz parte do cotidiano da EMEI, experiências felizes com a literatura infantil em sala de aula são aquelas em que a criança interage com os diversos textos trabalhados de tal forma que possibilite o entendimento do mundo em que vivem e que construam, aos poucos, seu próprio conhecimento. 

Nas imagens abaixo as crianças  manuseiam os livros escolhidos, observam, folheiam, criam histórias... A sala de leitura é um espaço onde ficam bem a vontade para as práticas de leitura.

Sala de leitura, onde acontece a roda de história. 




“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”       
  Bamberger



Dentro da sala de aula essa prática também é valorizada, manuseio de livros, histórias diárias...


Revistas, gibis..

 Compartilhar uma história já é uma forma de leitura. “O fato de a criança ainda não saber ler convencionalmente não significa que não possa presenciar das mais variadas situações de leitura”.
O adulto é um mediador entre a criança e o livro, ou seja, é ele quem lê para ela, de preferência com entonação e emoção. “Neste momento, o que interessa é o prazer pela leitura e o afeto que envolve o momento”,


É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse.A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos. 



 “o amor pelos livros não é coisa que apareça de repente”. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles podem oferecer. Assim, pais e professores têm um papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura. 
Sandroni & Machado 



Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal.



Sessão simultânea de leitura

Essa é outra prática desenvolvida no espaço da EMEI, é uma das propostas da Secretária Municipal de Educação que viabiliza o prazer da leitura para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, chama-se PROJETO ENTORNO.
  • É um momento em que a Unidade toda está envolvida com o projeto, começa uns dias antes da sessão de leitura. Os professores selecionam os livros e produzem resenhas para apresentar às crianças, solicitando que cada aluno se inscreva na sessão da qual deseja participar. 
  • As rodas de leitura acontecem ao mesmo tempo, juntando alunos de diferentes turmas, de acordo com o interesse na história que será lida. 
  • Depois, quando retornam para suas salas, as crianças discutem, comentam e indicam as diferentes obras para os colegas. Dessa maneira, os alunos têm a oportunidade de experimentar comportamentos leitores diversos.

O espaço também é escolhido para a leitura, um lugar diferente daquele realizado no dia a dia , um espaço em que a leitura fica muito mais especial. 

PROJETO LEITURA EM FAMÍLIA

A leitura em família é outra prática riquíssima para que a criança adquira prazer em ler ao lado da família. 
Cada turma tem um livro que circula nos lares das crianças, fica em poder da família um final de semana.
As professoras elaboraram um caderno de registro, onde a capa foi construída com a participação de todas as crianças.
Nessa em especial foi elaborado com a turma do Infantil I - 5E, a capa foi realizada com as fotos das crianças bebês, pois o livro escolhido para circulação entre as famílias das crianças tinha muito a ver com  a história  delas. 


*
*
*
*

Esse é o livro que circula pelas casas dos pequenos leitores.

Todo o processo de leitura entre eles são registrados em forma de dissertação pelos pais e a criança deixa sua marca através do desenho: o que sentiram, como foi essa experiência familiar e qual sentimento tiveram ao poder juntos lerem,ouvirem e dialogarem sobre a história.

Esse registro foi elaborado pela família do Lincoln,para nós demostra como a leitura em família pode unir ainda mais e trazer a tona um diálogo emocionante entre as famílias.


SACOLINHAS DE LEITURA

Temos nas salas também uma caixa com livros infantis diversos que são especialmente para que nos finais de semana no minimo 10 crianças possam levar para casa um livro de sua escolha para ler com a família.
Toda orientação sobre o cuidado com o livro e a importância de conservação são passados para as crianças, para que cuidem bem do livro que vão levar para casa. Esse empréstimo acontece na sexta-feira, com o retorno para a EMEI na segunda ou terça-feira de acordo com o combinado entre as professoras é a turma.
 Sempre que o livro é emprestado para a criança a professora registra qual livro está levando, assim no próximo empréstimo não corre o risco de levar o livro já lido.


CONTINUAREMOS INCENTIVANDO E ENCANTANDO NOSSAS CRIANÇAS.



EMEI OLANDYA PERES RIBEIRO

2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário